A tarde de domingo estava reservada para um grande espetáculo no Estádio da Montanha. Cometa e Ypiranga entraram em campo para a decisão da fase Oeste do Estadual de Amadores com um cenário perfeito para uma grande festa para o Tricolor itapiranguense. Arquibancadas lotadas com mais de 3 mil espectadores perfazendo um colorido bonito e de muita euforia. Ambas as torcidas vieram preparadas para a festa com muitos tambores. Os visitantes também fizeram bonito, e vieram em grande número para apoiar o seu clube.
Em campo as duas equipes não decepcionaram. Se os cometenses acharam que teriam um jogo fácil pela frente, se enganaram, pois os cedrenses também se lançaram ao ataque e em muitas situações poderiam ter aberto o marcador. O Cometa teve maior posse de bola, mas os visitantes levavam perigo principalmente nos contra-ataques. Foi numa destas jogadas que Basei, na entrada da grande área, após belos dribles, desferiu um petardo em direção ao gol exigindo grande defesa do goleiro Dela. No rebote Gafinha estava livre para empurrar a bola para o fundo da rede, abrindo o marcador. Isto, nos acréscimos da etapa inicial. Último lance. Na segunda etapa o Cometa continuava sem muita ofensividade, até que, aos 34 minutos aconteceu o lance que polemizou a partida como um todo. Gafinha saiu do meio do campo em direção ao ataque e fez uma série de dribles sobre a defesa cometense e deu o passe para o atacante Samuel, que não mediu esforços e meteu um petardo em direção ao gol. A bola bateu no travessão, quicou no chão e na sobra Dela fez outra defesa. Foi então que o bandeira Valdoir Caldatto foi correndo em direção ao centro afirmando que a bola ao bater no chão havia ultrapassado a linha do gol. O árbitro Evandro Tiago Bender confirmou: 2 a 0. Auxiliares, comissão técnica e jogadores partiram pra cima de Valdoir contestando o gol. A pressão não resultou em nada. Após 10 minutos de interrupção a bola voltou a rolar. Foi então que o Leão da Montanha mostrou a sua força e com apoio da massa torcedora se lançou ferrenhamente ao ataque. Vitor fez modificações que surtiram efeito e o resultado foi promissor. Aos 50 minutos Negão aproveitou uma sobra de bola na grande área e conseguiu diminuir para 2 a 1. Cinco minutos depois foi a vez de Marcinho arriscar um chute a gol que acabou parando no ângulo direito do goleiro Silva, sem chances para defesa. Um golaço. Estava empatado o placar. E não demorou para Evandro encerrar a partida e sacramentar o quarto empate entre ambos os clubes no decorrer do certame. Pênaltis!

A difícil decisão

Um clima de imensa expectativa se instaurou no Estádio da Montanha. A torcida visitante, antes eufórica, também silenciou, ante ao impacto do segundo gol cometense.
Ambas as equipes demonstraram momentos de superação durante todo certame, principalmente nas fases eliminatórias. O clube itapiranguense eliminou os prováveis postulantes ao título. O cedrense teve que se esforçar fora de casa para garantir a classificação, eliminou o favorito ao título na fase eliminatória e teve que decidir na casa do adversário se mereceria levantar a taça. Conseguiu!
Nas cobranças de penalidades o Cometa teve sua melhor chance de levar o caneco, mas pecou nas cobranças de penalidades, principalmente as três primeiras. Samuel, Tiaguinho e Diego, do Ypiranga, desperdiçaram suas cobranças, uma delas defendida por Dela. Marcelo, Marcinho e Negão também não foram bem nas cobranças e desperdiçaram suas oportunidades. A partir de então o Ypiranga acertou todas. Artur, Silva, Patrick e Gafinha acertaram suas cobranças, sendo que Motor, Dela e Gean acertaram, mas Tiaguinho, na sétima cobrança, parou nas mãos do goleiro Silva. Este, aliás, foi um dos heróis do jogo, pois além de defender três cobranças de penalidades, em ambas as partidas se mostrou ser um excelente goleiro e foi autor de belas defesas.
Final: 4 a 3. A festa era verde amarela. Pela segunda vez o Ypiranga tirou o caneco do Cometa na casa do adversário. Pela segunda vez o clube cedrense conquista o título da fase oeste do Estadual de Amadores.

Fase estadual

Para a edição de 2022 o campeão e vice das etapas regionais disputarão a fase estadual da competição. Portanto, Cometa e Ypiranga serão os representantes do Oeste catarinense. As datas e local ainda não estão definidas. Uma reunião foi marcada com a Federação Catarinense para o dia 08/08, próxima segunda-feira, com os representantes do clubes para definir as datas, locais e a forma de disputa.

Ficha técnica

COMETA 2 (3)
Dela; Anderson (Tiaguinho), Scalon, Nata e Buss (Xandão); Fernando, Edimar (Marcinho), Marcelo, Nando (Negão), Adalmir (Gean). Técnico: Vítor Engel.

YPIRANGA 2 (4)
Silva; Henrique, Felipe, Rodrigo (Pelisser) e Tiaguinho; Artur, Patrick, Diego e Basei (Islan); Samuel e Gafinha. Técnico: Odir Schwartz.

ARBITRAGEM
Evandro Tiago Bender, Valdoir Caldatto, Nathan Magri Dias, Fernando Rangel e Michel Bavaresco.