Foi no início de 2013 que surgiram as escolinhas das categorias de base do Cometa. Sob o comando técnico do professor Beto Borges, o Betinho, e a coordenação de Valentim Lauschner quatro categorias foram formadas naquele ano, Sub-11, Sub-13 e Sub-15 e Sub-17, com o objetivo principal de formar bons atletas e bons cidadãos itapiranguenses. Aos poucos mais adeptos do projeto das escolinhas foram se juntando e dando apoio aos garotos. Dentre eles podemos citar o advogado Basílio Soethe que também, assim como Valentim, assumiu a coordenação do grupo. O preparador Lucir Guareschi auxilia os garotos na parte física e técnica. Contam com auxílio psicológico e apoio profissional de assistente social. Muitos deles exercem o apoio de forma voluntária.

Logo no início da formação um grande desafio já foi imposto aos pequenos atletas do Sub-13: a participação da Copa Sul-americana de Futebol de Base que se realizaria na cidade de Palotina, no Paraná. Equipes brasileiras, argentinas e paraguaias se fizeram presentes na competição, muitas delas, da base de grandes clubes de seus países. Os garotos foram eliminados nas quartas de final pelo Coritiba (Coxa), mas foi um belo aprendizado para aquilo que viria pela frente durante o ano de 2013.

Naquele ano o presidente do Esporte Clube Cometa era Jacinto Soethe, o Casquinha. Casquinha e direção conseguiram viabilizar a primeira parceria que vem durando até hoje e que influenciou muito a manutenção das Categorias de Base no municipio: o apoio da Prefeitura Municipal de Itapiranga. Mais tarde outras parcerias foram firmadas com os pais dos atletas e patrocínios com empresas locais.

No dia 1º de maio de 2013, em grande evento desportivo, foram apresentadas as equipes que iriam participar do Estadual de Amadores daquele ano. Seria a estreia das categorias Sub-11, Sub-13 e Sub-17 na competição. Já a equipe principal buscaria o tricampeonato da Fase Oeste. Nas categorias de base uma grande surpresa, as finais do Sub-11 e Sub-13 seriam disputadas todas aqui em Itapiranga, no Estádio da Montanha no mês de dezembro.

As campanhas do Sub-11 e Sub-13 foram estupendas! Venceram partidas com placares elásticos e sofriam poucos gols. Talentos escondidos se revelavam a cada jogo. Sob o comando do técnico Betinho, ambos se classificaram às finais. O Sub-17 também conseguiu classificação à final. Todas as finais estavam marcadas para a primeira semana de dezembro de 2013. Casquinha, Betinho, Valentim e os pais dos atletas mirins tiveram uma grata surpresa ao final das competições: o Sub-11 foi campeão invicto da Taça Fai Faculdades – como passou a ser chamada –, o Sub-13 e o Sub-17 foram vice-campeões, um triunfo memorável para um início de jornada.

Para Casquinha foi um ano positivo para o Clube:

“Além de conquistar o vice da categoria principal o Clube ainda revelou que tem uma categoria de base sólida, pois conquistamos no primeiro ano de atuação da garotada da base um título e dois vices. Ainda vale destacar o vice-campeonato da categoria principal. Participamos de quatro finais este ano”.

Betinho demonstrou o desempenho de seus atletas em números:

“Foram 41 partidas disputadas, 27 vitórias, cinco empates e nove derrotas. Tivemos ainda os três goleadores das três categorias da base e ainda o jogador destaque no Sub-11”.

Conforme o coordenador Valentim os resultados obtidos durante 2013 ficaram acima das expectativas:

“Não passou pela cabeça de ninguém que pudéssemos ir tão bem no primeiro ano que participamos da competição estadual”.

Realmente para os Cometinhas não poderia iniciar melhor a competição. Os frutos deste início de etapa seriam colhidos depois…