16 de agosto de 2009 – No sábado, dia 15, foi comemorado o cinquentenário do Esporte Clube Cometa. São 50 anos de história do futebol, muitas amizades foram construídas desde sua fundação, em 15 de agosto de 1959. Nestes anos aconteceram várias vitórias que trouxeram ao clube troféus em diversas competições.

O dia festivo começou com foguetório e mateada no Estádio da Montanha. Após a recepção dos visitantes, Abrão Moura iniciou a solenidade alusiva ao cinquentenário. Para o ato de abertura foram convidados autoridades políticas e religiosas, atual presidente do Cometa, o Sr. Jacinto Soethe (Casquinha) e todos os ex-presidentes do clube presentes para formar o palanque de honra. Destaque para o primeiro presidente, o Sr. Vitus Griebeler que foi muito aplaudido. O primeiro a falar foi o prefeito em exercício Milton Simon, depois o secretário regional Jorge Welter seguido pelo presidente Casquinha.

Inauguração do mascote do Cometa

Após os pronunciamentos as autoridades foram convidadas para abrirem o laço vermelho e tirar a veste branca do monumento do Leão da Montanha. O monumento foi muito aplaudido pelos presentes e abençoado pelo Padre José Eduardo.

0105

Jogo de veteranos

Ainda na parte da manhã aconteceu um jogo amistoso dos veteranos do Cometa contra Associação dos Árbitros de Balneário Comburiu. O jogo terminou com vitória do Cometa por 2 a 1, com dois gols de falta do histórico jogador do Cometa, Pédo.

0103

Após o almoço festivo, momentos de descontração.

Após o almoço festivo, momentos de descontração.

Ex-jogadores se apresentaram na Montanha

Na seqüência das festividades, aconteceu um jogo amistoso, de um time de ex-jogadores do Cometa contra o time veterano do Aliança de São João do Oeste. Este confronto relembrou os grandes clássicos da história do futebol local e regional. O duelo amistoso foi de muita harmonia e o Aliança acabou levando a melhor, vencendo o jogo por 3 a 1. O papel de técnico do Cometa foi exercido por Pédo que analisou a derrota, dando como motivo a “falta de entrosamento”.

Time de veteranos do Aliança
Time de veteranos do Aliança
Time do Cometa
Time do Cometa

Jogo festivo de colocação de faixas e despedida de Diva

0098Como jogo de fundo o time principal do Cometa, campeão do Estadual de Amadores Fase Oeste enfrentou um selecionado de Chapecó. Antes da bola rolar o time adversário fez as entregas das faixas de campeão aos jogadores. A seleção de Chapecó veio a fim de colocar água no vinho do Cometa e saiu na frente do placar e logo em seguida ampliou para 2 a 0. O técnico Wilson já havia mandado o substituto de Diva se aquecer quando aconteceu uma falta perto da área para o Cometa e, gentilmente, Jair que é o cobrador oficial, entregou a bola à Diva que cobrou com categoria e fez o gol sendo o último lance dele como jogador do time principal há 17 anos. Ao ser substituído Diva foi aplaudido pela torcida. Na saída do gramado declarou: “Estou muito feliz, agradeço a Deus por aquilo que vivi aqui dentro, aos companheiros, ex-presidentes que estiveram enquanto estive aqui, aos meus colegas atletas que foram muitos aqui, e eu fiquei de geração em geração, também aos adversários que frente a eles eu pude fazer grandes jogos, aos árbitros que fizeram minhas partidas também aí, eu acho que está todo mundo de parabéns, estou muito feliz, agradeço muito a todos”.

Mas no jogo a seleção de Chapecó estava melhor. Depois de uma reação no segundo tempo, o Cometa até conseguiu empatar, mas nos minutos finais, Chapecó decretou a vitória de 5 a 4.

Equipe do Cometa com as faixas de campeão
Equipe do Cometa com as faixas de campeão

Noite de gala

Para encerrar e brindar com classe o cinquentenário do Esporte Clube Cometa aconteceu um grande baile na Sociedade Recreativa Imigrantes. O salão foi especialmente confeccionado nas cores do Cometa. Ao fundo em um telão passava reprises de algumas conquistas do Cometa, como os três títulos regionais, que enchem de orgulho a família cometense.

Textos e fotos: Jornal Expressão