222
111

11990 – Campeão

No final da década de 1980 o campeonato regional mais importante do futebol amador era a Copa RBS, disputada por clubes de diversas cidades da Oeste do Estado de Santa Catarina. Era um campeonato com alto nível técnico, disputado por muitos times, mas poucos clubes tiveram a honra de conquistar este expressivo título. O Cometa ficou com o vice-campeonato no ano de 1989, mas no ano de 1990 conquistou o título mais expressivo do futebol regional, com uma vitória sobre o Arabutã.

Durante a década de 1990 a Copa RBS passou a denominar-se Campeonato Estadual de Amadores, sendo que o Cometa participou de diversas disputas neste campeonato.

Era a reestreia do Leão da Montanha em competições estaduais. O Cometa largou as competições locais para focar o Campeonato Estadual de Futebol Amador neste ano de 2007. O início foi avassalador! Chegou à final e venceu a equipe do Oeste Esporte Clube de Chapecó pelos placares de 1 a 0 e 3 a 1, sagrando-se campeão da fase oeste. A grande final foi no Estádio da Montanha (5/8/2007) diante de mais de 3 mil espectadores. Em Chapecó o craque cometense Diva havia marcado o gol da vitória.

A partida final: Em Itapiranga aos quatro minutos de jogo, numa sobra de bola o goleador Diva não perdoou, inaugurando o placar. O Oeste Chapecó apresentou um futebol bonito, em certos momentos envolvente. O experiente e oportunista Índio deixou tudo igual aos 25 minutos do primeiro período. No entanto, o Cometa estava determinado e queria o título. No final do primeiro tempo, numa excepcional cobrança de falta de Jair, a bola encontrou o poste e na sobra, Lírio marcou o segundo. O jogo continuava equilibrado, de certa forma com o placar indefinido, quando por volta dos 35 minutos do segundo tempo, mais uma vez Lírio, recebeu a bola driblou o goleiro adversário e fuzilou. Era o que faltava para a festa começar.

32008 – Semifinais

Neste ano a equipe itapiranguense iniciou arrasadora a primeira fase. Enfrentou equipes tradicionais no Estadual de Amadores, aplicou goleadas elásticas, até parece que brincava dentro de campo. Se classificou antecipadamente na primeira fase. Na segunda fase perdeu a primeira contra o Gigantinho de Chapecó, 2 a 1.

06 de julho de 2008, jogo na Montanha. Com gols nos acréscimos de cada tempo o Cometa venceu a equipe chapecoense por 2 a 0. Prorrogação. A danada da bola não entrava. Batia na zaga, no poste… Faltava tranquilidade para lançar a redonda na rede. Penalidades. Na nona cobrança o Leão gritou mais alto. Detalhe. A equipe do Gigantinho veio à Itapiranga com apenas 11 atletas em seu elenco.

Semifinais. O próximo adversário seria o Oeste Chapecó, o mesmo da decisão de 2007. Eles queriam revanche. E conseguiram. Primeiro jogo em Chapecó, 3 a 1 para os adversários. Na Montanha, 21 de julho de 2008, relato da edição 154 do Jornal Expressão:

“Logo no início da partida, o Leão dava pinta de que a vitória por dois ou mais gols, seria apenas questão de tempo. A equipe, apesar dos desfalques e das improvisações, chegava forte e com facilidade ao ataque. Aos 32 minutos do primeiro tempo, a chama da esperança foi avivada, quando Diva, empurrou a bola para a rede. No primeiro tempo o Cometa teve mais algumas chances de marcar, mas o placar ficou nisto. No segundo tempo, parece que a ansiedade de fazer o segundo gol, começou a mexer com os atletas e as chances de marcar, pareciam estar cada vez mais distantes. O golpe final o Cometa recebeu, quando num contra-ataque do Oeste, a defesa cometeu penalidade, convertida por Cleidir. Aos 50 minutos Jair Muller fez também de pênalti o gol da vitória. Mas isto não foi suficiente, pois o Oeste ficou com a vaga para a final da fase Oeste”.

42009 – Campeão da Fase Oeste e do Estadual

Apesar de não começar o certame muito bem na fase de classificação o Cometa passou. Foi a equipe classificada com pior índice de aproveitamento. Nos confrontos de mata-mata passou sem muita cerimônia os adversários. Mas, era óbvia a tensão em cada partida já que pesava o retrospecto pouco positivo na fase de classificação. Toda emoção estava reservada para a final da Fase Oeste de 2009. AJAP de Pinhalzinho e Cometa. Primeiro jogo em Pinhalzinho e vitória da equipe da casa por 3 a 1. No dia 12 de julho de 2009 o jogo seria em Itapiranga. Havia um certo desânimo entre os jogadores pois reverter um placar destes não seria fácil. Mas, como tudo no futebol é possível, o clima de superação bateu nas veias do Leão e este rugiu mais alto. 4 a 1 foi o placar favorável ao Cometa.

É claro, o gol do título tinha que ser marcado aos 46 minutos do segundo tempo, segundos antes do apito final. Não houve emoção maior. Na arquibancada o grito de bicampeão passou a ecoar pela cidade inteira!

Meses depois o Cometa disputaria o Estadual de Amadores – competição que reúne os campeões e vices de todas as fases regionais do Estado de Santa Catarina – da qual foi campeão.

52010 – Semifinais

No ano de 2010 tudo levava a crer que seria outro ano de títulos para o Leão da Montanha. Onze equipes jogaram neste ano e foram divididas em duas chaves, A e B. O Cometa, fazendo parte da Chave A, foi soberano, venceu todas! Foram sete vitórias e três empates, 24 pontos na tabela, 41 gols marcados e apenas 9 sofridos na fase classificatória. 10 a 0, 8 a 0, 5 a 0 foram alguns dos placares elásticos aplicados em seus adversários.

Quartas de final. Olaria de Xanxerê foi o adversário da vez. Um empate (2 a 2) e uma vitória por 3 a 1 em casa lhe deram a vaga às semifinais. Próximo adversário, Cruzeiro de Itá. A equipe tinha se classificado em primeiro da Chave B juntamente com a AJAP de Pinhalzinho com 18 pontos cada. Tinha um bom retrospecto em toda competição de 2010. Veio ao Estádio da Montanha e aplicou 2 a 1 no time da casa. O Cometa precisava reagir. Afinal, era o melhor time daquele ano. Mas sucumbiu, foi derrotado em Itá por 2 a 0 e deu adeus à competição.

Naquele ano o Cruzeiro foi o campeão da Fase Oeste ao derrotar a AJAP de Pinhalzinho.

62011 – Vice-campeão

Veio 2011. Novamente o técnico escolhido pelo então presidente do Clube, Alexander Brandt, foi o incansável Wilson Schneiders, auxiliado por Valentim Lauschner. Neste ano 15 equipes participaram da fase oeste do Estadual de Amadores. Foram divididas em três chaves sendo que o Cometa fez parte da Chave C, juntamente com a AJAP de Pinhalzinho, outra grande equipe da região oestina. Não teve uma boa performance na fase classificatória. Entrou na fase de mata-mata por pouco, terminando em terceiro da chave com 12 pontos marcados: três vitórias, três empates e duas derrotas. Mas, Cometa é Cometa! Foi aos poucos eliminando seus adversários e chegou à final juntamente com o Olaria de Xanxerê. Veja abaixo o retrospecto nas fazes de mata-mata:

  • QUARTAS  12/6/2011 – ITAPIRANGA – E.C. COMETA – 5 X 2 – SER CRUZEIRO
  • QUARTAS – 19/6/2011 – ITA – SER CRUZEIRO – 4 X 2 – E.C. COMETA
  • SEMI – 26/6/2011 – ITAPIRANGA – E.C. COMETA – 4 X 0 – GUARANI/SMO
  • SEMI – 3/7/2011 – SMO – GUARANI/SMO – 3 X 1 – E.C. COMETA
  • FINAL – 10/7/2011  ITAPIRANGA – E.C. COMETA – 0 X 0 – E.C. OLARIA
  • FINAL – 24/7/2011 – XANXERE – E.C. OLARIA – 5 X 3 – E.C. COMETA

Desde que começou a participar da competição estadual em 2007, sempre foi uma das equipes favoritas ao título da competição. Portanto, os itapiranguenses podem dizer com convicção: o Esporte Clube Cometa é uma das melhores equipes do oeste catarinense no que se refere ao futebol amador.

72012 – Vice-campeão

A competição estava se tornando cada vez mais popular e a cada edição mais equipes do oeste se inscreviam no torneio. Para o ano de 2012 foram 21 participantes. Foi o ano em que o Cometa fez parte da Chave A de um total de quatro chaves. Era a chave da morte para o Cometa. Seu principal rival, o Guarani de SMO e a AJAP de Pinhalzinho faziam parte do grupo. O Leão teria que superar a todos. Além disso, a equipe do Ipiranga Futebol Clube de São José do Cedro também provaria que era uma excelente equipe.

Apesar de não ter iniciado bem na primeira rodada em casa, as demais ele conseguiu vencer em casa. Mas, quando jogava fora, o retrospecto não era tão bom. Em 10 partidas venceu quatro, empatou duas e quatro derrotas. Terminou a primeira fase em terceiro com 14 pontos, atrás do Ipiranga e Guarani.

Oitavas de final. O Cruzeiro de Itá foi seu adversário nesta fase. Aqui não houveram problemas maiores, pois venceu as duas partidas com goleadas de 5 a 1 em casa e 4 a 0 em Itá. Nas quartas de final a AFA de São Carlos foi o adversário da vez. Dois empates em 1 a 1 e a decisão teve que sair nos pênaltis. A torcida do Leão fez a festa na Montanha: 4 a 2 a favor do tricolor itapiranguense. Nas semifinais um novo adversário testaria os nervos do elenco e torcida cometense, a Coopercampos de Campos Novos. No primeiro confronto realizado na cidade camponovense o placar não saiu do 0 a 0. Em Itapiranga tudo levava para mais um placar sem gols quando o meia Marcelo do Cometa resolveu abrir o placar. E assim ficou. Mais uma final e quem estava lá novamente? O Leão. Do outro lado o Ipiranga, aquele mesmo da Chave A da primeira fase. Na primeira partida em Cedro o Leão perdeu por 1 a 0. No Estádio da Montanha estava ganhando por 2 a 0. Ao final, cedeu a vitória ao Ipiranga, 3 a 2. Mais um vice para o Cometa.

82013 – Semifinais – Vice-campeão da etapa estadual

Que campanha estupenda o Leão da Montanha protagonizou neste ano. Em 2013 tivemos 19 equipes participantes. Destas o Cometa fez a melhor campanha na primeira fase. Um verdadeiro leão avançando sobre os adversários que vinham pela frente. Foram seis vitórias e dois empates na primeira fase. Total, 20 pontos marcados, 36 gols marcados e apenas 11 sofridos. Um trator. Novamente teve Guarani e Ipiranga fazendo parte da chave do Cometa. Na estreia, venceu seu principal rival, Guarani, na casa do adversário, 2 a 0, um início arrasador. O mesmo fez com a equipe cedrense, Ipiranga, 3 a 0.

Oitavas de final: veio a equipe do Fraiburgo Esporte Clube. Duas vitórias tranquilas: 2 a 0 e 5 a 1. Nas quartas de final enfrentou a equipe do Xanxerê Futebol Clube e com um empate sem gols e uma vitória em casa por 3 a 0 foi às semifinais. Voltava a jogar novamente contra o Guarani de São Miguel do Oeste nesta fase. Primeira partida foi na Montanha e o Cometa não conseguiu um resultado vantajoso nesta partida. Empatou em 2 a 2. No dia 08 de setembro de 2012 foi quando a equipe itapiranguense amarelou e perdeu seu primeiro confronto, e que foi fatal. Derrota por 3 a 1 e a eliminação do torneio.

Naquele ano, por incrível que pareça o Ouro Verde de Descanso ergueu o caneco da Fase Oeste. Ele fazia parte da mesma chave (C) do Cometa na primeira fase e se classificou para a fase seguinte com apenas oito pontos marcados.

Em 2013 o Guarani não disputou a fase estadual da competição e cedeu lugar ao Cometa. Este ficou com o vice-campeonato ao perder a final para a equipe do Caravaggio de Nova Veneza.

92014 – Oitavas de final

O ano de 2014 foi um indicativo de que as equipes que compunham a chave do Cometa não tinham planteis à altura de outras chaves. Precisa ser dito que as chaves são formadas de forma regionalizada, colocando municípios próximos em um mesmo grupo. Vinte equipes participaram da edição de 2014 do Estadual de Amadores Fase Oeste. Mais uma magnifica atuação do tricolor itapiranguense se fez perceber neste início de torneio. Ao final da primeira fase novamente foi a equipe com a melhor campanha: 22 pontos marcados – sete vitórias e um empate. Aplicou uma goleada de 6 a 1 no Ouro Verde. Sim, aquele Ouro Verde que havia se sagrado campeão na edição anterior da Fase Oeste.

O vexame da Chave D, da qual o Cometa fazia parte, veio na segunda fase. Das quatro equipes que se classificaram apenas o Ipiranga passou das oitavas de final. O restou ficou, o Cometa também. Foi eliminado pela AFA de São Carlos pelos placares de 2 a 1 e 1 a 1.

102015 – Vice-campeão

Guarani e Cometa talvez tenham percebido que em 2014 não tivessem elencos à altura de outras regiões oestinas. Trataram de reforçar suas equipes promovendo as alterações necessárias. Veio 2015. Quatro chaves foram formadas com as 21 equipes participantes neste ano. Seu maior rival, Guarani fez uma de suas melhores campanhas da Fase Oeste com oito vitórias e apenas um empate nesta edição. Harmonia de Guaraciaba terminou em segundo e o Cometa passou por pouco da primeira fase. A surpresa do Leão veio nas fazes de mata-mata, pois na fase de classificação sua atuação foi péssima, com um aproveitamento de apenas 44%. Nas oitavas de final eliminou o Guarany de Xaxim nos pênaltis após dois empates. Nos pênaltis 3 a 0 para o Leão. Depois, veio o Ypiranga de São José do Cedro. Uma vitória em casa por 2 a 0 e um empate em Cedro, 1 a 1, lhe deu a vaga às semifinais. Próximo adversário: Xanxerê F. C. Dois empates sem gols e a decisão foi para as penalidades. O Leão novamente se deu bem.

Na final, quem estava lá? Guarani de São Miguel do Oeste novamente no caminho do Cometão. A final seria inédita. A primeira partida ocorrida em Itapiranga foi um show de bom futebol protagonizados pelos atletas do Leão. Apesar de sair perdendo virou a partida e aplicou 3 a 1 no adversário. Poderia até perder por um gol em SMO que ainda sairia com a taça na mão.

Mas, em São Miguel do Oeste o Tricolor da Montanha amarelou de vez. Saiu na frente do placar, mas jogando boa parte dos 90 minutos com um a menos viu o Guarani marcando os seus e, quando tudo indicava que o vitorioso sairia nos pênaltis, já nos acréscimos a equipe migueloestina marca seu quarto gol. Não deu mais tempo para reagir. O Cometa novamente era vice.

Neste ano de 2015 as equipes do extremo-oeste mostraram a seus adversários que eram times de chegada. Eram os melhores!

112016 – Classificatória

Foi a pior campanha que o Cometa protagonizou desde o seu retorno às competições estaduais. Tanto o Leão como o Guarani não conseguiram passar da primeira fase. Terminou eliminado prematuramente ficando em último da Chave D com sete pontos marcados: duas vitórias, um empate e cinco derrotas. Dezoito equipes participaram do certame em 2016.

122017 – Campeão

Em 2017 21 equipes participaram da etapa oestina do Estadual de Amadores. O Cometa, sob o comando técnico de Vitor Engel, fez parte da Chave C, juntamente com Ginástica (Riqueza), Palmitos e Grêmio Tunense (Tunápolis). O Cometão começou mal na estreia da competição ao perder para o Ginástica por 1 a 0. Mas na segunda se equilibrou e vence o Palmitos por 3 a 2. Contudo, ao enfrentar o Grêmio Tunense fora de casa não conseguiu sair do 0 a 0. No returno novamente enfrentou a equipe tunapolitana e novamente um jogo equilibrado. Mas, teve gol. Lírio marcou aos 9 minutos do segundo tempo e garantiu a vitória cometense. Ao mesmo tempo já liderava a Chave C. Na penúltima rodada novamente um empate em 1 a 1 contra a então fraca equipe do Palmitos. Mesmo empatando o Leão da Montanha já havia conquistado a classificação para a fase seguinte. Para fechar a primeira fase o confronto com o Ginástica definiria se o Cometa terminaria a fase em primeiro da chave. Logo de cara saiu perdendo a partida, mas soube controlar. Ao final venceu por 3 a 1 e se classificou em primeiro com 11 pontos, juntamente com o Grêmio Tunense.  

Na fase de oitavas o adversário da vez foi a AFA São Carlos. No primeiro confronto foi derrotado fora de casa por 2 a 1. Em casa foi soberano e venceu por 3 a 0 e encararia um de seus principais rivais nesta competição, o Guarani de SMO. Em São Miguel do Oeste, apesar da pressão incessante, acabou perdendo a primeira por 1 a 0.  No domingo de 17 de setembro de 2017 o jogo de volta. Diante de um excelente público o Cometa conseguiu abrir o placar logo aos 10 minutos da etapa inicial em cobrança de penalidade que Geovan Fank converteu. O Cometa, apesar de tentar, não conseguiu marcar o segundo. Ao final da partida o vencedor teria que sair nas cobranças de penalidades. Aí brilhou a estrela do goleiro Dela. Ao final 4 a 1 para o Cometa, estava na semifinal. O outro semifinalista foi o Ouro Verde de Descanso, próximo adversário. 

O primeiro confronto foi em Itapiranga no dia 24 de setembro. O Cometa venceu por 1 a 0 aquela partida, com Jair Mueller marcando o único gol. Na semana seguinte o jogo da volta contra a equipe que ainda não havia sofrido derrotas em casa. O Ouro Verde foi guerreiro. Diante de uma grande torcida fez um belo jogo. Mas, não foi suficiente para desbancar o Leão da Montanha, que venceu novamente por 1 a 0 e carimbou o passaporte para a sua sexta final desde 2007, quando passou a se dedicar exclusivamente à competição estadual.  

O adversário da final seria o atual campeão da fase oestina, o Grêmio União de Iporã do Oeste. No primeiro jogo em Iporã do Oeste “cerca de 2.000 pessoas presenciaram a partida… Grêmio União e Cometa fizeram um jogo de poucas oportunidades de gol, jogo truncado e gramado muito irregular no Estádio Laura Rauber de Iporã do Oeste. Mas, foi um belo jogo. Novamente as torcidas das duas equipes fizeram um show a parte na tarde de domingo, ajudando as suas equipes na busca do título. O confronto terminou empatado em 1 a 1…” (Ed. 616 do Jornal Expressão).  

No dia 22 de outubro acontecia a grande final no Estádio da Montanha. Diante de 4 mil pessoas, uma das maiores torcidas já registradas naquele estádio, o Cometa foi superior e venceu aquele confronto por 2 a 0, gols de Geovan Fank e Jean Fank, e conquistava seu terceiro título da fase oeste do Estadual de Amadores.  

O Cometa terminou a competição com 14 partidas disputadas, sendo oito vitórias, três empates e três derrotas. Marcou 18 gols e sofreu nove. Delacir foi o goleiro menos vazado da competição. O Grêmio União com o mesmo número de partidas teve três vitórias, oito empates e três derrotas. Marcou 13 vezes e sofreu 13 gols. 

– – – 

Na etapa estadual o Cometa perdeu a primeira eliminatória diante do Metropolitano (Florianópolis) nas cobranças de penalidades após empate em 0 a 0.