O Cometa foi ao Estádio Jair Antônio Alves, Florianópolis, enfrentar a equipe do Náutico Futebol Clube pela fase de semifinais do Estadual de Amadores 2022 na tarde deste sábado. Nos 90 minutos a equipe itapiranguense tomou a maior parte das iniciativas e teve maior posse de bola. Já no primeiro minuto o atacante Motor chegou a marcar um gol, mas o árbitro viu impedimento no lance. Em uma das poucas chances da equipe florianopolitana o atacante Vini conseguiu abriu o placar, logo aos 7 minutos da etapa inicial, após cobrança de escanteio. No mais, as iniciativas foram do Leão da Montanha. O gol saiu cometense saiu aos 50 minutos da etapa inicial com o camisa 8, Marcelo Mulbaier.

Na segunda etapa Vitor Engel manteve a mesma formação. Não demoraria muito para sair o segundo gol, o da virada, pois o Leão era superior em todos os quesitos. Ele saiu!. Foi aos 25 minutos com Marcos Paraná, que fez um lindo gol. A equipe da casa sentiu, pois o Cometa a partir de então foi só pressão. Contudo, aos 44 uma penalidade colocou em risco a vitória do Cometão. Desta vez não foi o goleiro Dela o salvador, como ocorreu em outras situações. Vanderlei acabou chutando no travessão, para o alivio da torcida cometense. Final de jogo.

O Cometa sai de Florianópolis com uma boa vantagem para o jogo de volta. Precisa somente de um empate para passar para a final. O jogo no Estádio da Montanha foi remarcado para o dia 12 de outubro, quarta-feira, feriado nacional. O início será às 15h.

Vale destacar presença da torcida cometense no Estádio Jair Antônio Alves. A capital do estado tem grande número de itapiranguenses lá residindo, e muitos estiveram prestigiando a vitória do Leão da Montanha.

A outra partida entre Paisandu e Metropolinano terminou empatada em 1 a 1.