Com a presença de bom público e em clima de muita descontração entre as duas equipes e torcida, Ypiranga e Cometa não saíram do 0 a 0 na tarde de domingo (24) em São José do Cedro quando foi disputada a primeira partida da final do Estadual de Amadores – Fase Oeste. O resultado foi o mesmo dos jogos da fase classificatória, quando ambos também terminaram seus confrontos com empates. A definição do campeão está marcada para domingo (31/7) no Estádio da Montanha, em Itapiranga. O campeão será conhecido por quem vencer. Em caso de outro empate, a decisão será definida nas cobranças de penalidades.

Como era esperado, os 90 minutos em São José do Cedro foram equilibrados. Ambos foram cautelosos e não deixaram o adversário abrir o marcador. O campo com dimensões não oficiais, e diminuto, dificultou de certa forma as jogadas dos itapiranguenses, que em muitas situações não conseguiram formalizar uma boa troca de passes. O gramado irregular foi outro empecilho. Mas, os lances de gol aconteceram, sendo em sua maioria dos cometenses. Valem a menção o chute a gol de Nando, aos 34 da etapa inicial, que ao receber uma bola cabeceada por Edi, o centroavante deu um petardo que passou muito perto da meta do gol. Os minutos iniciais da segunda etapa o Ypiranga pressionou, mas aos poucos o Cometa foi dominando as intenções e teve várias chances de abrir o marcador. Talvez o principal deles foi quando Edimar cabeceou em direção ao gol, mas a bola acabou batendo no travessão, para a sorte do goleiro Silva. Minutos depois Fernando chutou em direção ao gol exigindo excelente defesa do goleiro adversário. No final o time da casa até exerceu certa pressão, sem sucesso.

No geral foi um jogo em que ambos já estavam pensando na decisão em Itapiranga. Ninguém tinha pressa para iniciar as jogadas. Um jogo sem muita truculência, ao contrário do que se pôde perceber ao logo do certame. Apenas quatro cartões amarelos foram aplicados, sendo dois para cada lado. O árbitro chapecoense, Samuel Soares, e auxiliares também foram muito bem em suas funções.
Nas últimas partidas o técnico Vitor contou com o retorno de um jogador importante em seu elenco, há bastante tempo afastado em função de lesão. Trata-se do volante Marcelo, que teve excelentes atuações nos confrontos decisivos. Outra situação que merece ser registrada é a manutenção do meia Adalmir e do zagueiro Sergipano no banco de reserva no último jogo. O meia entrou na segunda etapa. Ambos têm atuação destacada no time, mas estão sendo poupados para o jogo decisivo em Itapiranga. O lateral Alexandre também tem entrado nas últimas partidas e tem correspondido de forma muito positiva em sua função. Em suma, Vitor tem um excelente banco de reservas, o que pode ser decisivo para o jogo de domingo, até porque neste confronto a ofensiva vai ser maior, e o time visitante tem intenções de levar o título novamente na casa do adversário, como aconteceu em 2012.

O jogo inicia às 15h da tarde de domingo no Estádio da Montanha. Para evitar filas, ingressos estão sendo vendidos antecipadamente e podem ser adquiridos na Dozze Sport e Márcia Enxovais, no centro de Itapiranga. Há previsão de lotar o estádio. Quem tiver intenções de beber um chope direto da bica pode adquirir antecipadamente através do telefone 3677 0036. A Splendor Bebidas se encarregará de instalar os equipamentos no dia do jogo.