Durante três dias Itapiranga foi palco da mais importante competição de futebol amador do sul do Brasil, o Sulbrasileiro de Futebol Amador, que trouxe ao município as equipes do Urano de Curitiba, PR, do Gramadense de Gramado, RS, e a equipe do ADC Valtra de Mogi das Cruzes, SP. Durante três dias estes clubes protagonizaram junto ao anfitrião, Cometa de Itapiranga, seis jogos de futebol de alto nível. O evento mobilizou toda a comunidade regional, que lotou as arquibancadas do Estádio da Montanha. A confiança no Cometa, campeão catarinense de Futebol Amador, era muito grande e a torcida empurrou a equipe local para cima dos adversários. Com duas vitórias e uma derrota o Cometa acabou ficando em segundo lugar e o título ficou para o Gramadense, que obteve duas vitórias e um empate.

Abertura mobilizou lideranças da região

A abertura oficial do evento aconteceu no sábado, 13 à tarde, com a presença dos prefeitos de Itapiranga, São João do Oeste, Tunápolis e o vice prefeito de Santa Helena, além do secretário regional de Itapiranga e do presidente da federação catarinense de futebol, Delfim Pádua Peixoto Filho. Em seu pronunciamento Delfim Peixoto Filho disse ser o idealizador do sul brasileiro de futebol amador e destacou que as primeiras edições envolveram somente as equipes do sul do Brasil, sendo que várias equipes catarinenses já foram campeãs, entre as quais o Juventude de Lindóia. Destacou ainda que a arbitragem que atuou no torneio é toda pertencente à federação brasileira de futebol.

“Tenho certeza que nós teremos boa arbitragem, inclusive alguns dos árbitros presentes trabalham constantemente na primeira divisão de futebol, na séria A, série B, C e D e isso faz com que nós tenhamos uma garantia de arbitragem isenta e boa nesse 13º torneio”

Cometa é vice-campeão do Sul Brasileiro de Futebol Amador

Depois de uma vitória empolgante na estréia, quando venceu o ADC Valtra de Mogi das Cruzes pelo placar de 3 a 0 no sábado (14), o Cometa não repetiu o mesmo futebol no segundo jogo contra o Gramadense (domingo) e foi derrotado pelo placar de 2 a 1. Daí o Leão da Montanha teve que contar com resultado paralelo para levantar a taça no feriado da Proclamação da República, quando enfrentou a equipe do Urano de Curitiba. Com a vitória do Gramadense no jogo preliminar, o Cometa entrou em campo sem chances de levantar o caneco e a goleada sobre o time paranaense serviu de alento para a grande torcida que compareceu ao estádio e foi a comprovação de que os jogadores honraram a camisa e fizeram jus à tradição do Leão da Montanha.

Bill brilha na estreia e marca duas vezes

Muita expectativa no primeiro jogo do Leão no Sul Brasileiro. O adversário era o ADC Valtra de Mogi das Cruzes. Pouco se sabia sobre o adversário e o Cometa entrou em campo com concentração total. Fez um jogo perfeito, com muita consistência na marcação, toque de bola rápido e constantes subidas ao ataque. O Cometa envolveu o adversário, não deu chances ao Valtra e o placar final foi de 3 para o Leão e 0 para o Valtra. O destaque do jogo foi o atacante Bill que com muita movimentação participou das três jogadas de gol, marcando ele próprio, duas vezes e dando passe perfeito para Tuto completar o placar. A confiança dos jogadores e da torcida no título, após essa estréia empolgante foi total, ainda mais, considerando que no jogo preliminar havia acontecido um empate em 1 a 1 entre as equipes do Gramadense e do Urano, que haviam demonstrado um futebol burocrático sem muita empolgação.

Cometa perdeu segundo jogo

Depois da vitória do Urano sobre o Valtra por 1 X 0 na primeira partida de domingo à tarde, o Cometa entrou em campo com a obrigação de, no mínimo empatar, para continuar na briga pelo título.  Confiança não faltava já que a equipe havia goleado na partida de estréia. A torcida, por sua vez, lotou o Estádio da Montanha. Mas o  Cometa não conseguiu repetir a boa atuação da tarde anterior e após sofrer um gol, ainda teve forças para encontrar o empate, com o baixinho Lírio, mas não conseguiu evitar o segundo gol do adversário, ocorrido ainda no primeiro tempo. Foi para o intervalo com o placar adverso de 2 X 1 e passou todo o segundo tempo tentando encontrar o empate, sem sucesso. Ainda reclamou muito da arbitragem, que deixou de marcar uma penalidade máxima, quase ao final da partida. Com a derrota para o Gramadense, o Cometa teria que torcer por um resultado paralelo na partida entre Gramadense e Valtra no domingo na partida preliminar de segunda feira. Somente um empate ou uma derrota do Gramadense, dariam ao Cometa a chance de ainda lutar pelo título.

Sem sucesso, Valtra jogou pelo Cometa

Na partida preliminar do feriado de segunda-feira, entraram em campo as equipes do Valtra e do Gramadense. Valtra não tinha mais nenhuma aspiração a não ser lutar com dignidade e bravura. Empurrados pela enorme torcida do Cometa, os paulistas se esforçaram, lutaram bravamente, tiveram as melhores oportunidades de gol na primeira etapa, pressionaram, mas não conseguiram abrir o marcador. Em uma oportunidade clara, após uma cobrança de falta, na única ocasião em que o excelente goleiro do Gramadense cedeu o rebote, o atacante do Valtra, na marca da penalidade máxima, bateu firme e forte e para o desespero da torcida Cometense, a bola explodiu no peito do goleiro de Gramado, para na sequencia ser afastada da grande área. Talvez esse lance pudesse ter mudado o destino do campeonato. Mas não era para ser e, com a expulsão de um jogador do Valtra, o domínio passou a ser do Gramadense que, no segundo tempo, teve diversas ocasiões na bola parada, até finalmente encontrar um gol de falta batida com perfeição no canto esquerdo do goleiro paulista. O resultado de 1 x 0 a favor da equipe gaúcha tirou a chance do Cometa de lutar pelo título.

Pela honra e pela tradição Cometa bateu o Urano e deu título ao Gramadense

Sob o olhar desconfiado da delegação de Gramado, que temia que o Cometa entregasse o jogo contra o Urano, o Tricolor da Montanha entrou em campo, com a missão de mostrar que o Cometa é um time de guerreiros, que honram a camisa que usam e respeitam a tradição de um clube com 51 anos de história. Mais uma vez o Cometa mostrou um futebol envolvente, ofensivo e bonito e nos primeiros 45 minutos com Tuto e Bill decretou 2 X 0. Foi para o intervalo e voltou um pouco desconcentrado, permitindo um empate em 2 X 2 em apenas 1 min e 20 segundos. Mas logo em seguida, após outro gol do Urano, anulado por impedimento, o Cometa reencontrou seu bom futebol e marcou mais três vezes, com dois gols de Tuto e um gol de Jean decretando o placar final de 5 x 3. No final, a delegação gramadense reconheceu a seriedade do Cometa e torceu junto com a torcida local. Se a equipe da Serra Gaúcha levou o caneco, o Cometa ficou com o honroso vice-campeonato e o torcedor saiu do estádio com a certeza de ter torcido por uma equipe de guerreiros.