A jornada vitoriosa foi coroada com um jogo de alta qualidade técnica e grande desprendimento tático na segunda-feira à tarde. Graças ao bom trabalho físico, mérito do preparador físico,  o técnico Wilson Schneiders pôde contar com todos os seus jogadores e escalou uma equipe compacta na defesa, estruturada no meio de campo e decisiva no ataque. A equipe Canto do Rio mostrou que não veio para brincar e nos primeiros minutos levou muito perigo à meta do goleiro Dela. Mas, aos poucos, o Cometa, empurrado pela torcida, se encontrou no jogo e contra-atacava perigosamente. Até que na cobrança de um escanteio, o zagueirão Vitor subiu ao terceiro andar e mandou ver. Gol! Alguns minutos depois, após confusão na área, Portela empurrou para as redes, aumentanto para 2 a 0. Mas, o Canto do Rio não se entregou e descontou. Ainda no primeiro tempo em  jogada de contra-ataque, após maravilhosa jogada do baixinho infernal Lirio, a bola sobrou para Bill que, num toque de classe com a perna canhota mandou para a rede, 3 a 1. Foi o placar do primeiro tempo.

Quando todos julgavam a partida decidida, fortes emoções foram vividas ainda na etapa final, com a equipe do Canto do Rio correndo atrás do marcador e descontando para 3 a 2. Para aumentar ainda mais a tensão, o jogado Tarcisio do Cometa foi expulso. O Canto do Rio ameaçava perigosamente, mas então veio o gol salvador, quando Jair Muller completou uma jogada genial de Bill , marcando o quarto. Com 4 a 2 no marcador o Cometa fez de tudo para segurar, enquanto a torcida largava o grito de “é campeão, é campeão!”. Nem o gol inesperado do Canto do Rio, descontando mais uma vez, abalou a torcida que fazia contagem regressiva e pedia o final do jogo. Quando o apito sonoro do árbitro decretou o final, a emoção tomou conta na Montanha e a festa começou. Foi histórico. Foi um ano histórico.

Após a entrega dos troféus, teve carreata com o carro do Corpo de Bombeiros pelas ruas da cidade. No estádio da Montanha a festa foi interminável.

Ficha técnica

Dia 02/11/2009 – 17h30 – Estádio da Montanha

E. C. Cometa 4 x 3 Canto do Rio (Floripa)

Escalação:

  • Cometa – Dela, Tarcisio, Reato, Tiago (Edson Negão), Vitor, Portela, Betinho, Jorginho (Canhoto), Bill (Tuco), Jair, Lirio (Marcelo). Técnico – Wilson Schneiders.
  • Canto do Rio – Ricardo, Tiaguinho (Vini), Nena (Rodrigo), Roger, Juninho, Wagner, Fabinho (Luis Paulo), Piava (Mague), Ivan, Marinho (Jéferson) e Leandrinho . Técnico: Diogo.
  • Gols: Vitor, Portela, Bill e Jair pelo Cometa; Ivan (2) e Roger pelo Canto do Rio.
  • Cartão Amarelo: Tarcisio, Portela, Bill e Jair (Cometa); Luis Paulo, Piava (Canto do Rio).
  • Cartão Vermelho: Tarcisio (Cometa).