Esporte Clube Itapiranga, tendo ao fundo o majestoso Rio Uruguai. Em pé: Orlando, João, Lacy, Werner, Neto, Dirceu e Irineu. Sentados: Souza, Nenê, Valentim, Celso e Armando.

O pontapé inicial
Especial Jornal Expressão – Por Douglas Franzen

A prática do futebol sempre foi muito valorizada na cidade de Itapiranga, principalmente a partir da década de 1950. Antes de ser fundado o Esporte Clube Cometa, a prática futebolística acontecia em dois clubes que tinham sua sede no centro do então pequeno município de Itapiranga. Era a Sociedade Esportiva Sete de Setembro e o Esporte Clube Itapiranga. Estas duas agremiações futebolísticas se fundiram para fundar um dos clubes de futebol mais tradicionais da região, o Esporte Clube Cometa, fundado em 15 de Agosto de 1959.

A primeira medida a ser tomada era escolher um novo local para a construção de um campo, já que no centro da cidade o espaço começou a ficar impróprio. Além do mais aquele campo era extremamente irregular, com uma acentuada declividade em direção ao Rio Uruguai, o que tornava as partidas muito desgastantes para os jogadores. Aquele campo estava localizado onde hoje está situada a Prefeitura Municipal de Itapiranga.

Nos primeiros tempos a sociedade itapiranguense estranhou o novo local onde estava localizado o campo do novo time de futebol. Chegar até o alto daquele morro para assistir uma partida de futebol era uma tarefa a que poucos se submetiam. O nome do novo estádio era sugestivo, Estádio da Montanha, localizado num local de difícil acesso, que nos primeiros tempos só era acessível através de picadas.

O fato interessante, que se pode denominar quase de lenda, é o estranho apelido incutido novo time: Leão da Montanha. Pelas histórias dos populares da época, diz-se que ouvia-se estranhos rugidos em direção ao morro onde estava localizado o Estádio da Montanha, atual Bairro Bela Vista. Como na época, aquela região era composta de um matagal, dizia-se que se tratavam de rugidos de um leão, e daí teria surgido o apelido “Leão da Montanha”. Hoje sabemos que se tratavam de rugidos de um bugio.


Esporte Clube Itapiranga, tendo ao fundo o majestoso Rio Uruguai. Em pé: Orlando, João, Lacy, Werner, Neto, Dirceu e Irineu. Sentados: Souza, Nenê, Valentim, Celso e Armando.

Nos primeiros tempos de Esporte Clube Cometa ainda não existiam campeonatos regulares como na atualidade. Na verdade, aconteciam partidas amistosas organizadas com outros times locais ou até mesmo de outras cidades. Havia também os famosos torneios, onde se reuniam diversos times para disputar durante o todo o dia o título de campeão. Estes torneios eram muito disputados e chamavam a atenção de muitos torcedores.


Esporte Clube Cometa na década de 60

Partidas amistosas

O Esporte Clube Cometa tem uma história recheada de títulos conquistados, de campeonatos disputados com raça e determinação. No entanto, o Cometa de Itapiranga também praticou ao longo de sua história a política de integração com outros times, em partidas amistosas que tinham como finalidade preparar o time para campeonatos futuros, ou até mesmo fomentar a diplomacia futebolística, integrando o nome de Itapiranga com outras regiões do país.

Destaque para a dupla colorada que veio até Itapiranga para enfrentar o Leão da Montanha. No jogo contra os juniores do Internacional o Cometa perdeu de dois a zero, com destaque para o então jovem jogador Dunga, que atualmente é técnico da seleção brasileira de futebol. Dunga marcou os dois gols colorados contra o Cometa.

Juniores do Grêmio Portoalegrense venceram a equipe do Cometa
Jornal Vale do Uruguai, 17 de Novembro de 1984.

No último domingo estiveram em Itapiranga os juniores do Grêmio de Porto Alegre. Esta foi uma promoção do Cometa pelos seus 25 anos. Pelo mau tempo o jogo foi realizado no estádio da Seara. O jogo Grêmio X Cometa iniciou as 16 horas e agradou ao público presente pelos bonitos lances e pela movimentação dentro das quatro linhas. Os juniores do Grêmio apresentaram um bom futebol, muito superior à equipe do Cometa, pelo seu conjunto e preparo físico. A equipe cometense, porém, jogou de igual para igual, não se intimidou perante a equipe de Porto Alegre.

Ao final da partida prevaleceu o preparo físico e o futebol muito compacto apresentado pela equipe visitante. O Grêmio venceu pelo placar e 4 a 2. O Grêmio jogou e venceu com André, Jorge, Altair e Manica, Lúcio, Darci e Zé Carlos, Sérgio, Deltor (natural de São João), Diego, Olmar, Aírton, Gerson, Césarr e Clênio. O Cometa jogou e perdeu com Leco, Paulo, Nuna, Pingo e Neco. Segura, Geovani e Feda. Nilo, Kiko e Jego. Chicão, Zé, Jaime B., Eduardo e Juruna.

Flagrante do jogo contra o Grêmio

Amistoso realizado com a equipe do Internacional

Amistoso realizado com a equipe do Humaitá