Desde que iniciou de forma intensa os trabalhos, as categorias de base se tornaram orgulho do clube. A educação através do esporte já vem desde o final dos anos 1980 e se prolongam até hoje, alguns anos com menor intensidade, outros maior. Em março de 2006 também surgiu a escolinha Genoma Colorado, sob a coordenação técnica do professor Betinho, que hoje está à frente dos trabalhos da base cometense. Na época já se participava de competições regionais e até de nível nacional, demonstrando o potencial dos garotos da região. O Genoma Colorado teve cerca de 150 alunos no início de seus trabalhos. Tinha o apoio da Seara Alimentos e supervisão do Internacional de Porto Alegre.

No início de 2013 o Cometa passou a intensificar os trabalhos com a base. Contratou professores, nomeou coordenadores e estabeleceu uma missão: formar atletas e bons cidadãos. A ideia deu certo. Hoje o Leão da Montanha conta com cerca de 150 alunos, é comandado pelos professores Betinho, Delacir Schneiders e auxilio técnico de Rhuan Borges. Basílio Soethe e Flávio dos Santos auxiliam na coordenação.
Frutos da base disputam o Estadual de Amadores

Muitos dos que frequentaram a base nos últimos anos decidiram se arriscar em outros clubes, maiores. Outros ficaram, sendo que alguns compõem o elenco que no ano do sexagenário disputa o Estadual de Amadores – Fase Oeste. É o caso de Mikael (Mica), Adalmir Rossa, César E. Klein (Nata), Jean Fank, Edimar Morais, Tarcísio Schmitz e Decir Padilha (Negão). Portanto, dos 25 inscritos até o momento na competição estadual sete vieram da base.
Para o técnico Valentim são excelentes jogadores. Auxiliarão o clube a conquistar mais um título regional e, por quê não dizer, estadual do futebol amador. Valentim foi o coordenador dos trabalhos no início de 2013 e um dos idealizadores da atual forma de trabalho com a garotada.