Na noite de sexta-feira as festividades iniciaram no Estádio da Montanha com o encontro de um grupo de amigos, ex-jogadores e pessoas que ajudaram a fazer a história do clube no intuito de celebrar os 65 anos do Esporte Clube Cometa. No sábado as atividades prosseguiram logo cedo com jogos das categorias de base entre Cometa e a Escolinha de Futebol Futuros Craques, de Pinheirinho do Vale. Este projeto é coordenado pelos professores João Paulo de Melo Paulino e José Carlos Vieira Santos Junior – mais conhecido por Sergipano, ambos com passagens pelo Cometa como jogadores. A escola conta com cerca de 120 atletas, e foram especialmente convidados para este dia comemorativo. Após o almoço as festividades prosseguiram com jogos de veteranos. Cometa e Sítio Tio Albano e, após, Cometa e Cruzeiro de Giruá, RS, clube da terra natal do atual presidente Francisco Pelentir. À noitinha uma nova reunião nas instalações do Estádio da Montanha contou com música ao vivo, janta e muitas histórias para contar. Na ocasião mimos foram distribuídos aos patrocinadores, poder público, ex-presidentes e apoiadores do clube.

Pelentir, que está em sua segunda gestão na presidência, falou um pouco dos últimos cinco anos do clube, desde a comemoração do sexagenário, ocorrida em 2019, passando pelos títulos da Taça Lassberg de Futebol, conquistada no final do ano de 2021, do bicampeonato estadual do futebol amador conquistado no final de 2022 de forma invicta, e também dos vices da fase oeste de 2022, dos vices do Regional de 2023, 2024 e de outros títulos conquistados pela garotada das categorias de base.  Falando em garotos, hoje o clube itapiranguense possui cerca de 200 alunos envolvidos com as categorias de base, projeto este que sempre existiu na Montanha após os anos 80, mas que a partir de 2013 foi tratado de forma especial, dando atenção prioritária à molecada, no intuito de formar bons atletas e bons cidadãos.

Atual presidente Francisco Pelentir

Hoje são o orgulho do clube, com professores qualificados, com formação, e dois locais para a realização das atividades. Este projeto conta com o apoio do poder público, do empresariado local e dos pais, que dão suporte para a manutenção das atividades. Para Pelentir as escolinhas do Cometa são uma referência regional, projeto este que está sendo adotado em praticamente todos os municípios.

Com relação à equipe principal o Esporte Clube Cometa em sua história recente tem dado prioridade às competições de nível regional e estadual desde 2007, quando deixou de participar do Campeonato Municipal de Futebol. Logo no primeiro ano já foi campeão da fase oeste do Estadual de Amadores, título que também conquistou em 2009 e 2017. Foi campeão da fase estadual em 2009 e 2022 e campeão do sul-brasileiro do futebol amador em 2010. É um dos clubes, e talvez o único, em assiduidade desde 2007 quando ingressou no Estadual de Amadores. Não pode ser esquecido o título da Copa RBS, antes assim denominada a fase oeste, conquistado em 1989 e o vice no ano seguinte.


Na tarde de sábado veio até as instalações do clube o ex-presidente mais antigo ainda vivo na história do Cometa. Wito Alfredo Griebeler, 92 anos, posou alguns minutos para fotos e conversou um pouco com os presentes. Ele foi presidente nas gestões de 1973 e 1975. Ele também exerceu outras funções em outras gestões. Um ferrenho defensor do Leão da Montanha.