Na tarde de sábado os meninos do Cometa receberam a equipe do Guarani de SMO no confronto de volta da categoria Sub-18 em partida válida pelo Campeonato Regional 2023. A vitória era necessária já que haviam perdido o primeiro confronto em São Miguel do Oeste na semana anterior, 3 a 2. A pressão foi intensa, principalmente na primeira etapa, mas o gol que poderia dar chances de classificação ao Cometa não veio. A partida terminou em 0 a 0 e ,consequentemente, o Cometa foi eliminado nesta categoria.

Durante a partida da categoria Sub-18, esteve presente o gerente de captação da Azuriz, Fábio Hackenhaar, que fez observações junto ao elenco do Cometa e em dias anteriores com diversos garotos das categorias de base. Ele foi acompanhado pelos professores das equipes de base do clube itapiranguense.

Fábio, juntamente com os professores da base do clube e os pequenos atletas
Vini, Rhuan, Fábio e Lucir

Jogo da equipe principal

Para este domingo estava na programação de Guarani de SMO e Cometa a realização do segundo jogo da semifinal da equipe Principal no Pe. Aurélio Canzi. Contudo, a direção do Cometa foi surpreendida já na tarde de sábado com uma recomendação do Ministério Público pedindo o cancelamento do jogo, alegando “que determinados requisitos previstos em legislação não foram cumpridos” (…). No documento diz: “Constata-se que diversas exigências para a realização do evento desportivo não foram cumpridas, especialmente aquelas referentes à segurança dos espectadores” (…). “Espaço destinado à torcida visitante, o qual comumente é utilizado pela torcida organizada do time local e que já gerou descontentamento por parte destes; a falta de barreiras físicas que impeçam o contato entre as torcidas local e visitante; a existência de objetos/materiais tanto nas arquibancadas do estádio quanto nas demais áreas do seu entorno, incluindo pedras, pavers, pedaços de madeiras, barras de ferro e dentre vários outros que podem ser utilizados, caso haja um confronto entre as torcidas ou até mesmo contra a guarnição policial; bem como a venda de bebida alcoólica em diversos locais do estádio antes, durante e depois do jogo, o que aumenta o acirramento de ânimos”. O jogo realizado no dia 26/06/2022 também foi usado como referência pois naquele dia vários incidentes foram registrados.

O documento também diz que “Em caso de não acolhimento da presente Recomendação, cientifica-se, desde já, que o Clube Esportivo Guarani e seus dirigentes, bem como os organizadores e coordenadores do evento, poderão ser responsabilizados nas pessoas físicas e jurídica e nas esferas cível e criminal, por eventuais danos que venham a ocorrer a torcedores, árbitros, jogadores e/ou terceiros, em virtude da realização do evento esportivo em desacordo à legislação vigente”.

O parecer da Polícia Militar também não dá condições de segurança favoráveis para a realização do evento esportivo. O Clube Esportivo Guarani deverá providenciar as ações necessárias para que a partida seja remarca.

Ainda não há data definida para a realização do confronto das semifinais. A Liga Esportiva Fronteirista, organizadora da competição, deverá se reunir definir uma nova data para a partida.