Na tarde de sábado os meninos do Cometa receberam a equipe do Guarani de SMO no confronto de volta da categoria Sub-18 em partida válida pelo Campeonato Regional 2023. A vitória era necessária já que haviam perdido o primeiro confronto em São Miguel do Oeste na semana anterior, 3 a 2. A pressão foi intensa, principalmente na primeira etapa, mas o gol que poderia dar chances de classificação ao Cometa não veio. A partida terminou em 0 a 0 e ,consequentemente, o Cometa foi eliminado nesta categoria.
Durante a partida da categoria Sub-18, esteve presente o gerente de captação da Azuriz, Fábio Hackenhaar, que fez observações junto ao elenco do Cometa e em dias anteriores com diversos garotos das categorias de base. Ele foi acompanhado pelos professores das equipes de base do clube itapiranguense.


Jogo da equipe principal
Para este domingo estava na programação de Guarani de SMO e Cometa a realização do segundo jogo da semifinal da equipe Principal no Pe. Aurélio Canzi. Contudo, a direção do Cometa foi surpreendida já na tarde de sábado com uma recomendação do Ministério Público pedindo o cancelamento do jogo, alegando “que determinados requisitos previstos em legislação não foram cumpridos” (…). No documento diz: “Constata-se que diversas exigências para a realização do evento desportivo não foram cumpridas, especialmente aquelas referentes à segurança dos espectadores” (…). “Espaço destinado à torcida visitante, o qual comumente é utilizado pela torcida organizada do time local e que já gerou descontentamento por parte destes; a falta de barreiras físicas que impeçam o contato entre as torcidas local e visitante; a existência de objetos/materiais tanto nas arquibancadas do estádio quanto nas demais áreas do seu entorno, incluindo pedras, pavers, pedaços de madeiras, barras de ferro e dentre vários outros que podem ser utilizados, caso haja um confronto entre as torcidas ou até mesmo contra a guarnição policial; bem como a venda de bebida alcoólica em diversos locais do estádio antes, durante e depois do jogo, o que aumenta o acirramento de ânimos”. O jogo realizado no dia 26/06/2022 também foi usado como referência pois naquele dia vários incidentes foram registrados.
O documento também diz que “Em caso de não acolhimento da presente Recomendação, cientifica-se, desde já, que o Clube Esportivo Guarani e seus dirigentes, bem como os organizadores e coordenadores do evento, poderão ser responsabilizados nas pessoas físicas e jurídica e nas esferas cível e criminal, por eventuais danos que venham a ocorrer a torcedores, árbitros, jogadores e/ou terceiros, em virtude da realização do evento esportivo em desacordo à legislação vigente”.
O parecer da Polícia Militar também não dá condições de segurança favoráveis para a realização do evento esportivo. O Clube Esportivo Guarani deverá providenciar as ações necessárias para que a partida seja remarca.
Ainda não há data definida para a realização do confronto das semifinais. A Liga Esportiva Fronteirista, organizadora da competição, deverá se reunir definir uma nova data para a partida.