O Cometa recebeu em seu reduto a excelente equipe do Paissandu de Palhoça na disputa do  título estadual do futebol amador, edição 2022. O Leão da Montanha precisava apenas de um empate para se sagrar campeão, mas carimbou três gols no adversário e conquistou o título com 100% de aproveitamento na fase estadual. Os gols foram marcados por Nando aos 37 minutos da etapa inicial. Cinco minutos depois foi a vez de Motor fazer uma bela jogada, triangulada com Marcelo, e marcar o segundo gol da partida. O terceiro veio de Della Flora, que havia acabado de entrar, marcado aos 47 minutos da etapa complementar. A torcida veio ao delírio com a marcação do terceiro gol. Fim de partida. Hora de comemorar.

O Cometa chega ao segundo título estadual de futebol amador com esta conquista. A primeira foi em 2009. Contudo, nesta edição de 2022 ele foi conquistado de forma invicta, com 100% de aproveitamento. Foram seis vitórias, com treze gols marcados e quatro sofridos. 

O artilheiro da competição foi Motor, do Cometa, com seis gols. O goleiro menos vazado também foi do Cometa, Dela, com apenas quatro gols sofridos.

Participação especial

No momento da entrega do troféu de campeão quem deu a graça de sua presença foi o atleta Marcos Faquinetto. Ele havia sido contratado junto ao Esporte Clube Cometa no início da fase estadual, mas acabou sofrendo um acidente automobilístico que acabou vitimando fatalmente duas pessoas, uma delas seu irmão. 

A grata presença de Faquinetto na Montanha

Premiação

Participaram da premiação o diretor do Departamento de Ligas Não Profissionais, José Carlos Goulart Junior, o presidente da Liga Palhocense de Futebol, Renato Irineu de Lima, o presidente da Liga Esportiva Fronteirista, Josemar Carlos Signor e o presidente da Liga Chapecoense de Futebol, Sidinei Dal Piva.

Paissandu de palhoça
Dela, goleiro menos vazado
Motor, goleador da competição
Entrega do troféu ao campeão