Não tem outra forma de descrever este jogo. Estava escrito que o Cometa levaria esta classificação ao término da primeira etapa. Estava ganhando de 1 a 0 (gol de Edimar) e não estava vendo uma reação mais intensa do adversário, que já havia perdido a primeira em casa e sofreu mais um revês no meio da semana ao perder a presença das torcidas organizadas que foram penalizadas pela liga que coordena a competição. Mas, aos 13 minutos da etapa complementar Santos conseguiu marcar de bola parada e reascendeu os ânimos dos bugrinos. O sol e a curvatura que a bola fez acabaram atrapalhando a defesa do goleirão Dela e esta foi parar no fundo da rede. Minutos depois Dela teve que fazer uma excelente defesa após um chute de Leo. Em seguida a expulsão de Edimar por levar o segundo amarelo aumentou ainda mais o nervosismo dos cometenses. A partir de então o Guarani foi só pressão. Aos 41 minutos novamente de bola parada Santos chutou para dentro da meta e acabou sobrando para Roger desviar para o fundo da rede dando a vantagem para os visitantes. A partida tomou ares de dramaticidade. Ao final o Cometa conseguiu se segurar. A decisão foi definida nas cobranças de pênaltis.

Nas cobranças alternadas a técnico Vitor Engel foi feliz e seus selecionados marcaram todos os gols (Geovan, Marcinho, Fernando e Buss). Da equipe visitante dois não conseguiram marcar. Um foi defendido pelo goleiro Dela (Rafa) e Sandro chutou para fora. O Cometa, agora sim, pôde comemorar. Estava classificado para a fase de semifinais eliminando o  Guarani, neste que é um dos maiores clássicos do futebol amador do Estado de Santa Catarina. Tinha que ser assim. Sofrido, dramático, mas ao final foi feliz.

Agora, o Cometa enfrenta o Aliança de São João do Oeste no próximo domingo pelas semifinais. O primeiro jogo será no Estádio da Montanha.

Vale também registrar que nenhum incidente foi registrado durante a partida.