Região – Na tarde de domingo aconteceu o duelo decisivo entre Guarani e Cometa que decidiu quem iria para a final da edição 2019 do Estadual de Amadores, Taça Schroeder Esquadrias. No primeiro confronto em Itapiranga empate em 2 a 2. Foi um dia de muitas chuvas, mas o estádio Pe. Aurélio Canzi não apresentou muitos problemas com relação ao escoamento da água.

O Guarani iniciou a partida com maior posse de bola, disposto vencer o adversário em seu reduto. Mas, o Cometa contra-atacou logo aos 11 minutos quando Marcelo cobrou falta no círculo central do campo. A bola foi parar nos pés de Campo Erê que, pela esquerda, tocou para Willian, que tocou para Adalmir. Este só fez o ‘corta luz’ sobrando para Reiler chutar para o fundo da rede e abrindo o marcador. A equipe bugrina acelerou o passo na busca pelo empate. Aí brilhou a excelente atuação do goleiro Dela, que em duas oportunidades fez defesas milagrosas. Até que aos 20 não conseguiu segurar uma bola chutada pelo lateral João Paulo de fora da grande área. Um petardo! Dela ainda conseguiu encostar na bola, mas esta bateu na trave e entrou.  Nos minutos seguintes a melhor chance foi do Cometa através do ponta Campo Erê, que disparou em contra-ataque sendo derrubado pela zaga adversária. O árbitro só deu cartão amarelo. A primeira etapa terminou assim.

Na volta para o segundo tempo o técnico Valentim tirou Scalon, que tinha um amarelo, e colocou Nata. O Guarani também mudou a sua estratégia. O jogo ficou aberto com boas chances de ambos os lados para mudar o placar. Logo aos 20 Valentim tirou Marcelo e Buss e colocou Pablo e Feijão. Poucos minutos depois mais duas alterações promovidas pelo técnico. Saíram Pablo e Adalmir, entraram Ian e Jean. O jogo continuou equilibrado. Sem dar acréscimos o árbitro Fabiano Ferreiro encerrou a partida. O classificado à final seria definido nas penalidades.

Tinha que ser ele!

Nas penalidades Dela não conseguiu fazer nenhuma defesa na série de cinco cobranças. Contudo, duas bolas, cobradas por Márcio e André do Guarani, foram por cima da trave. Em compensação Thiago defendeu duas bolas cometenses, uma de Thomas e outra de Ian. Os demais converteram seus chutes. Quis o destino que Delacir Schneiders fosse um dos protagonistas da vitória cometense nas penalidades. Tinha que ser ele! Nas alternadas ele acabou defendendo o chute de Rato e, ainda, chamou para si a cobrança que daria a classificação. Dela converteu: Thiago para um canto, bola para outro. O Cometa está na final.

Momento das penalidades.

Publicado por EC Cometa em Domingo, 14 de julho de 2019

A equipe itapiranguense vai para a sua sétima final do Estadual de Amadores – Fase Oeste desde o seu retorno em 2007. As outras finais foram disputadas em 2007, 2009, 2011, 2012, 2015 e 2017. Foi campeão em 2007, 2009 e 2017.

Na final de 2019 enfrenta o CRM de Maravilha, que eliminou o Metropol na tarde de domingo em São Carlos com um empate em 1 a 1. O primeiro jogo acontece no próximo domingo em Maravilha.