Foi um final de semana bem agitado para a direção e elenco das categorias de base do Cometa. Na sexta-feira e no sábado aconteceram as finais das categorias de base do Sub-11 e Sub-13 do Cometa e que envolveram outras equipes do estado catarinense que haviam se classificado nas fases anteriores. Já no domingo o desafio foi da equipe do Sub-17 que foi a Seara com a obrigação de vencer a equipe do Juventus.

Sub-11

Os garotinhos do Sub-11 fizeram uma campanha impecável. Em todos os confrontos não sofreram uma derrota sequer. E no final de semana no Estádio da Montanha não foi diferente. Venceu as três partidas que disputou sagrando-se campeão estadual em seu primeiro ano de atuação. A final foi contra a equipe de Campo Erê e a garotada cometense não se abalou mesmo na final, vencendo a partida por 3 a 0.

Sub-13

Com a equipe do Sub-13 não foi diferente. A atuação foi excepcional, pois não perdeu nenhuma partida em toda competição. A final foi contra a equipe da Associação Chapecoense que terminou a partida empatada em 1 a 1. Com o resultado a decisão foi nos pênaltis. Após seis cobranças alternadas a equipe de Chapecó se deu melhor e se sagrou campeã ficando o Cometa com o vice.

Sub-17

Nesta categoria houveram duas partidas na final. A primeira foi no Estádio da Montanha há duas semanas. O adversário era o Juventus de Seara que acabou vencendo a partida por 1 a 0. Já no último domingo a partida de volta em Seara. Vitória do Juventus por 3 a 0 sagrando-se campeã da categoria.

Além do título e dos dois vices as três categorias do Cometa tiveram os maiores goleadores e ainda o jogador destaque no Sub-11.

Casquinha

Para Jacinto Soethe (Casquinha), presidente do Cometa, foi um ano positivo para o Clube.

“Além de conquistar o vice da categoria principal o Clube ainda revelou que tem uma categoria de base sólida, pois conquistamos no primeiro ano de atuação da garotada da base um título e dois vices. Ainda vale destacar o vice-campeonato da categoria principal. Participamos de quatro finais este ano”, destaca.

Beto Borges

Betinho, técnico do Cometa  das categorias de base, demonstra o desempenho  de seus atletas em números. “Foram 41 partidas disputadas, 27 vitórias, cinco empates e nove derrotas. Tivemos ainda os três goleadores das três categorias da base e ainda o jogador destaque no sub-11”. Betinho fez um agradecimento especial ao presidente do Cometa, Casquinha, ao diretor das categorias de base, Valentim, e à todos os patrocinadores e torcida que de alguma forma contribuíram para o sucesso auferido em 2013.

Valentim

Conforme o coordenador das categorias de base do Cometa, Valentim  Lauschner, os resultados obtidos durante o ano de 2013 ficaram acima das expectativas: “Não passou pela cabeça de ninguém que pudéssemos ir tão bem no primeiro ano em que participamos da competição estadual”. O Cometa participou nas categorias Sub-17, Sub-13 e Sub-11, mas não participou da categoria Sub-15, pois caso fosse campeão teria de participar da competição estadual e disputar partidas na região norte ou sul do Estado, o que elevaria muito as despesas e praticamente inviabilizaria a participação. Nas categorias que participou, no entanto, os resultados foram excelentes”. Valentim cita os resultados na categoria Sub-11 e Sub-13 como especialmente excepcionais, pois ambas as equipes jogaram dez partidas sem sofrer nenhuma derrota.

Valentim tem história no Cometa, onde foi presidente em 2007 e 2008, diretor esportivo em 2009, 2010, 2011 e 2012 e desde o início do ano de 2013 coordena as categorias de base. Destaca que o Cometa conta com excelentes parcerias no comércio de Itapiranga, que colaborou para viabilizar a confecção de uniformes de passeio, treinos e também para as competições. Destaca ainda o comprometimento e a seriedade dos atletas que sempre participaram ativamente dos treinos e das competições. Lembra também o apoio dos pais, que contribuem para pagar o treinador Betinho, e do poder público.

No próximo ano, o Cometa pretende novamente participar do campeonato estadual.