Ambas as equipes faziam parte do Grupo A na fase de classificação do Estadual de Amadores – Fase Oeste. Ambos os confrontos daquela fase entre Cometa e Ypiranga terminaram empatados. Agora, voltam a se enfrentar na fase decisiva, a que define o campeão. O Cometa foi soberano em toda competição, até encarar o seu principal algoz, o Guarani de São Miguel do Oeste, em seu próprio reduto. Uma situação que ninguém esperava naquele jogo da fase de quartas de final: a cobrança de penalidades. Mas, aconteceu! E o Cometa superou mais este obstáculo, de cabeça erguida. Nas semifinais encarou outro grande do futebol amador, o Aliança. Em casa venceu, e no jogo de volta parecia que ia levar o primeiro gol nos primeiros minutos de partida. O Leão da Montanha aguentou a parada! Perto do final da etapa inicial de partida, numa tentativa de tirar a bola da pequena área, aconteceu o que os sãojoestinos não esperavam: o gol contra. Enfim, ao final os itapiranguenses aproveitaram melhor as chances e o placar de 3 a 2 em favor dos cometenses foi justo e merecido, até pela sua campanha até aqui.

O Ypiranga também fez uma campanha empolgante, com alguns tropeços na fase classificatória, mas passou. Na fase seguinte eliminou um dos principais postulantes ao título, o Ouro Verde de Descanso. Ambos os jogos foram marcados por polêmicas, várias expulsões, empurrões, e tudo o que um futebol não precisa ter. Na casa do adversário os cedrenses eliminaram o Ouro Verde. Nas semifinais teve pela frente o São Lourenço. O Ypiranga empatou a partida em 1 a 1, e como havia vencido a primeira, seguiu para a final.

Revanche para o Cometa

A final da fase oeste de 2012 foi disputada por Cometa e Ypiranga. Naquele ano podemos verificar várias coincidências com relação à 2022. Fato é que ambas as equipes também faziam parte do Grupo A daquele ano. E tinha ainda o Guarani de SMO no meio do grupo. Vale lembrar que seis equipes formavam o Grupo A e, destes, quatro avançavam de fase. O Ypiranga avançou terminando a classificatória na primeira posição com 19 pontos, seguido por Guarani (17) e Cometa (14). Nos mata-matas o Cometa foi eliminando seus adversários. A fase de quartas de final também foi decidida nas penalidades e venceu ali por 4 a 2 (lembram do Guarani de 2022?). Na final perdeu o primeiro jogo em Cedro por 1 a 0 e, em casa estava vencendo por 2 a 0, mas os visitantes conseguiram virar o placar: 3 a 2. Cometa ficou com o vice.

Rumo ao quarto título

Levando em consideração o seu retorno para as competições estaduais em 2007 – e de forma ininterrupta até hoje – o Cometa chega a sua oitava final do Estadual de Amadores. Portanto, de 14 competições realizadas até aqui (2007 a 2022), esteve na final em oito delas, conquistando três títulos. Em 2022 busca o quarto. Nos anos 80 e 90 por vezes chegou a participar da competição estadual, sagrando-se campeão em 1990.

Tais feitos o congratulam como um dos principais clubes de futebol amador do estado. É também visível a importância que os clubes da região oeste dão a esta competição, que em seu auge chegou a ter a participação de 22 equipes, o que a torna (ainda hoje) a maior em número de participantes.

A final

A final deste ano está marcada para o próximo domingo em São José do Cedro (15h). O jogo de volta acontece no dia 31 no Estádio da Montanha.