A diretoria da gestão 2020 do Esporte Clube Cometa se reuniu na noite de sexta-feira para dirimir sobre a situação atual do clube frente ao surto de Covid-19, que paralisou as atividades desportivas do clube por vários meses. Também foram tratados detalhes sobre a assembleia a realizar-se nas próximas semanas e a eleição da nova diretoria.

A situação financeira do clube

O tesoureiro Flávio A. dos Santos trouxe boas notícias para a direção e, consequentemente, aos associados. Conforme ele, mesmo com a situação momentânea pela qual muitos clubes vêm passando, no caso do Cometa a saúde financeira se encontra em equilíbrio. “Isto se deve principalmente aos patrocinadores e aos associados que mantiveram seus pagamentos em dia. Foram pouquíssimos os casos de desistências, ou empresas que se mostraram preocupadas com a evolução da pandemia e que acabaram desistindo. A saúde financeira se deve graças a eles…”, resumiu Flávio.

Conforme o tesoureiro, no momento o Cometa tem em caixa em torno de R$ 70 mil para futuros investimentos. “Isto permite que a próxima gestão possa prosseguir com tranquilidade os trabalhos aqui na Montanha”, complementou.

Assembleia e eleições

O presidente Valentim Lauschner marcou a data para a assembleia de prestação de contas e eleição da nova diretoria para a gestão 2021. Esta ficou marcada para o dia 15 de janeiro com início às 19h30. Como os trabalhos não foram intensos nesta gestão, Valentim conjitou a possibilidade de manter a atual formação da diretoria, com uma ou outra alteração na formação, motivada por questões pessoais. Mas, deixou em aberto para os associados formarem suas chapas.

A saída de Betinho

Um outro assunto debatido pela direção foi a saída do professor Beto Borges do comando das categorias de base do Esporte Clube Cometa. Beto assumirá outros compromissos na área do esporte e vai se desligar do clube em meados de janeiro ou fevereiro. A notícia provocou certa tristeza entre os membros da diretoria e, principalmente, dos associados. Beto se pronunciou em tom de despedida:

“Estou aqui no Cometa desde 2007 e nunca saí. São 13 anos que estou aqui. No projeto das categorias de base iriam fazer oito anos. Tive muitos parceiros aqui, e agradeço a todos de coração (…). Tenho a oportunidade de agarrar um novo desafio e a oportunidade se deve graças ao Cometa e a vocês (diretoria). Tenho certeza que se não fosse a visibilidade que o Cometa tem eu não teria uma oportunidade destas… Não foi fácil tomar esta decisão (…)”.

Betinho falou das categorias de base:

Beto Borges

“No início este projeto não foi fácil. Mas a comunidade naturalmente foi abraçando a causa. Hoje é um projeto referência em toda região, levando o nome do Cometa Brasil afora, colocando jogadores em alguns clubes profissionais mundo afora. É um sinal de que o que se faz aqui é um trabalho sério. (…) Tenho certeza que formamos bons cidadãos, que é o primeiro passo…”

Falou de sua vida nas categorias de base. Brincando, disse:

“Pra não dizer que estou velho, são 22 anos de categorias de base. Tem guris que já estão casados, outros correndo atrás da bola mundo afora e eu nem casei ainda”, falou em tom descontraído.

Beto fez um pedido ao próximo presidente:

“Independente de quem assumir, deem atenção a estes garotos. Eles são a vitrine do clube”.

O substituto de Betinho

Conforme o presidente, momentaneamente não tem nome definido para substituir o comando das categorias de base. Alguns foram colocados a mesa mas a decisão talvez fique para a próxima gestão. Valentim também frisou que os associados podem ficar tranquilos, de que vai ser colocado uma pessoa a altura do professor Beto, e que as categorias de base continuarão a ser motivo de orgulho para o clube e à população itapiranguense.

Valentim, em nome da diretoria e associados, fez um agradecimento especial ao professor Beto pelos serviços prestados. E destacou: “Foi um trabalho fantástico. Nós só temos a agradecer!”.